Seminário coloca regularização ambiental rural na pauta dos Altos da Mantiqueira

19 de Junho de 2026

Produtores rurais, técnicos, representantes de instituições e gestores públicos dos municípios que integram o Consórcio Ambiental Altos da Mantiqueira participaram do Seminário Regularização Ambiental na Prática, realizado no Parque de Exposições José Oliveira Mota, em Itamonte (MG). O encontro promoveu o alinhamento de informações, o diálogo técnico e a troca de experiências sobre a regularização ambiental de imóveis rurais no contexto da Mantiqueira.

A programação reuniu especialistas que abordaram diferentes aspectos do tema. Caio Sérgio Santos e Oliveira, gerente regional do Sistema FAEMG SENAR em Varginha, destacou os benefícios da regularização ambiental para os produtores rurais, incluindo o acesso a crédito, mercados e programas de incentivo. Janaína Mendonça Pereira, analista ambiental do IEF e coordenadora do PRA Produzir Sustentável, apresentou os principais passos do processo de regularização, desde o Cadastro Ambiental Rural (CAR) até a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Na sequência, Leonardo Ivo, da The Nature Conservancy (TNC) Brasil, contextualizou a regularização ambiental no âmbito das políticas públicas e das estratégias de conservação desenvolvidas na Mantiqueira. Encerrando o seminário, a consultora Catarina Romanelli apresentou uma análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural em Itamonte, destacando desafios e oportunidades para o território.

O evento integra a agenda de articulação territorial do Consórcio Ambiental Altos da Mantiqueira e contou com apoio da TNC Brasil, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Prefeitura de Itamonte, do Sindicato Rural e do Sistema FAEMG SENAR.

As discussões tiveram continuidade à noite, durante a transmissão ao vivo do episódio 24 do Podcast Ah Natureza!, exibido pelo canal do Itanarede no YouTube, ampliando o debate sobre os desafios e oportunidades da regularização ambiental na região.

Notícias